top of page
Buscar
  • Foto do escritorLab Mater

QUADRIENAL DE PRAGA - TRADIÇÃO E TRANSGRESSÃO

Caros(as) colegas da comunidade cenográfica,


Saudações!


Conforme foi estipulado na chamada à condução da representação brasileira na Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023, e reiterado em todos os nossos recentes encontros virtuais, terminou no último sábado, dia 10 de abril, o prazo para submissão de propostas de manifestação de interesse em conduzir a curadoria da Mostra dos Estudantes.


Foram recebidas três propostas de três grupos de professores, listados abaixo:


- - - - - - - - - - - - - - - -


Grupo 1 - Poéticas cenográficas brasileiras: ritos e performatividades:

Fausto Viana (Universidade de São Paulo) • Sergio Lessa (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo) • Renata Cardoso (Universidade Federal da Bahia) • Sam Pestana (Universidade Anhembi-Morumbi)


Proposta prévia:


A Mostra dos Estudantes, para nós, é um processo pedagógico, de aprendizagem, discussão e troca entre pessoas, não importando sua titulação, cargo ou lugar que ocupem em escola formal ou informal, e nem se são professores ou aprendizes. É uma troca entre pessoas, onde todos têm que aprender. Não se trata de uma atividade competitiva e sim uma ação construtiva em que o processo se revela mais importante que o resultado final: o aluno-cenógrafo vai ou não participar da exposição efêmera em Praga – mas seu aprendizado é para a vida inteira.


Paulo Freire será um nome norteador no processo pedagógico, o que já determina um posicionamento político do grupo. Advogado por formação e professor por opção, o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, disse que “quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.” Já a doceira por “pricisão” Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas e também poetisa Cora Coralina disse que é “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.


Desejamos discutir quem ensina quem, se é o professor que ensina o aluno ou se é a atitude do aluno que faz com que o professor perceba o que ainda tem que aprender. Além disso, buscamos entender, no país, quem são as figuras que ensinam e as que aprendem, e como estas trocas se dão. E quais as nomenclaturas envolvidas! Mestre, professor, aprendiz, facilitador...


Nossa proposta deve estar em conformidade com a proposta temática que virá de Praga, mas desejamos estimular tanto em quem aprende como em quem ensina - rota tão fértil de intercâmbio - a investigação sobre raízes brasileiras ligadas ao fazer cênico e performático, não em viés europeizante, mas privilegiando nações ameríndias, afro-diaspóricas e correntes imigratórias.


Mais detalhes no site: https://propostapqestudantes.wixsite.com/pq23/nossa-proposta


- - - - - - - - - - - - - - - -


Grupo 2 - Cinco Faróis:

Natasha Leite (Farol Norte - UFPA) • Dodi Leal (Farol Nordeste - UFSB) • Sônia Paiva (Farol Sudoeste - UnB) • Luciana Bueno (Farol Sudeste - FAU/USP) • Heloisa Lyra Balcão (Farol Sudeste) • Nadia Luciani (Farol Sul - UNESPAR)

Ainda há a indicação de que há componentes das seguintes instituições: UFPR - UTFPR - UDESC - UFSC - UFRGS - PUCPR - UNESPAR - BASP - UnB - UFG - IESB - UFPA - ETDUFPA - UNAMA - FAP - FAU/USP


Proposta prévia:


Proposta de curadoria colaborativa com cinco faróis regionais representantes das cinco regiões geográficas brasileiras. O processo será desenvolvido com representantes locais dos núcleos de ensino, bússolas (docentes, técnicos ou discentes) que terão participação integral no processo curatorial e de elaboração da chamada, seguindo o cronograma geral fornecido pela PQ'23. Serão também pontos de contato para o repasse de informações, com o compromisso organizacional junto ao núcleo de ensino e o compromisso curatorial de agregar participantes ao processo.


Prezando pela descentralização e pelo reconhecimento da diversidade cultural do Brasil, propomos montar uma rede para expandir a participação dos núcleos de ensino do desenho da cena nas artes cênicas. Ainda que o objetivo final seja a mostra para a PQ23, prevemos a divulgação e difusão dos trabalhos em mostras regionais que contemplem o maior número possível de inscritos, selecionados colaborativamente. O objetivo é promover o compartilhamento de processos de criação e metodologias de ensino do desenho da cena por meio de encontros, fóruns e workshops para fomentar a troca entre Instituições, orientadores e estudantes.


Cada farol regional e suas bússolas locais poderão constituir, em seu núcleo de ensino, equipes de trabalho transdisciplinares compostas por professores e estudantes de áreas relacionadas à assessoria de imprensa, informação e comunicação, bem como à captação de recursos, em trabalho conjunto com os faróis regionais e bússolas.


Num contexto pandêmico, estamos sendo obrigados a revisar o fazer cênico. Convidamos, então, professores, técnicos e estudantes para nos repensarmos, nos revermos e nos reinventarmos, ressignificando espaços e os diversos meios do fazer artístico da cena. Sem temas pré-definidos, propomos inicialmente três pontos cardeais a serem seguidos em toda esta jornada: atualidade, formas de ensinoaprendizagem e identidade nacional.


- - - - - - - - - - - - - - - -


Grupo 3 - Tradição e Transgressão:

Ézia Neves (Escola de Teatro e Dança da UFPA) • Fernando Marés (ACT- Ateliê de Criação Teatral de Curitiba) • Guilherme Bonfanti (coordenador do curso de iluminação da SP Escola de Teatro) • Helô Cardoso (Instituto de Artes da Unicamp) • J.C.Serroni (coordenador dos cursos de Cenografia e Figurinos e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro) • Luiz Fernando Lobo (Cia. Ensaio Aberto) • Márcio Tadeu (formador da SP Escola de Teatro e docente da Escola Livre de Santo André) • Paula De Paoli (SP Escola de Teatro) • Rosana Rocha (Fábrica de Cultura Zona Leste) • Telumi Helen (SP Escola de Teatro) • Tiago Bassani (Universidade Federal do Oeste da Bahia) • Viviane Ramos (SP Escola de Teatro)


Proposta prévia:


• Frase inspiradora : "O TEATRO ME FEZ AMIGO DA MULTIDÃO" – de Flávio Império

• Tema: Trabalhado a partir das definições da curadoria da PQ 2023: TRADIÇÃO e TRANSGRESSÃO

• Participação dos estudantes na Mostra em Praga: Que seja FORMATIVA. Que todo o processo de preparação a acontecer em dois anos seja uma forma de estudo, pesquisa e reflexão sobre as questões que envolvem a linguagem do desenho e da performance e da PQ.

• Como promover essa formação: Seminários, palestras e oficinas durante os quatro semestres que precedem a PQ. Todos gratuitos. Interessa que o processo seja pedagógico.

• Quem promove: A SP Escola de Teatro através de seus cursos de extensão e os Cursos regulares de Cenografia, Figurinos, Iluminação, Sonoplastia; Técnicas de Palco e o Instituto Ensaio Aberto no Armazém da Utopia no Rio de Janeiro através de suas Oficinas.

• Catálogo: Garantia de Impressão pelo selo Lucia’s da S. P. Escola.

• Encaminhamentos: A partir desse grupo base, atingir todas as escolas de formação na área.

Temos já no Grupo, polos radiadores em todas as regiões: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste. Abrimos a partir daqui o convite para todos que desejarem integrar o Grupo.

Reflexões que interessam no processo formativo: Sobre design. A tradição e o novo. O que é transgressão. O universo de atuação do cenógrafo. Teatro colaborativo. Performatividade. Os reflexos da pandemia. Valorização do processo.


- - - - - - - - - - - - - - - -


Além das três propostas apresentadas, o professor Ricardo Malveira, da UFT, manifestou seu interesse em contribuir colaborando com a mostra de estudantes.




No dia 13 de abril, próxima terça-feira, de 18 às 20 horas, teremos mais um encontro virtual, através do aplicativo Zoom, com a apresentação dos grupos e suas respectivas propostas, de forma a abrirmos a votação.


Participe do encontro acessando o link abaixo


Topic: PQ 2019-2023 MEst 13 Abril

Time: Apr 13, 2021 06:00 PM São Paulo

Join Zoom Meeting

https://zoom.us/j/95334060584

Meeting ID: 953 3406 0584




A programação do encontro virtual é a seguinte:


18h às 18h15min: abertura e dúvidas ou discussão sobre o processo de votação

18h15min às 18h40min: apresentação do Grupo 1 - Poéticas cenográficas brasileiras: ritos e performatividades

18h40min às 19h05min: apresentação do Grupo 2 - Cinco Faróis

19h05min às 19h30min: apresentação do Grupo 3 - Tradição e Transgressão

19h30min às 20 horas: perguntas e respostas e encerramento.



Ao final do encontro, abriremos a consulta através de votação em um formulário do Google (endereço a ser divulgado durante o encontro, no site pqbrasil.org, e por e-mail).


O prazo para votação é de 13 a 20 de abril de 2021. O resultado final da consulta será divulgado publicamente no site da PQ Brasil no dia 21 de abril de 2021, assim como na reunião virtual do mesmo dia 21.



Segue em anexo o pdf com as propostas mais detalhadas:

APRESENTAÇÃO_REV01 (2)
.pdf
Fazer download de PDF • 10.19MB

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page